13/01/2009

Aurélio Pereira


Quem agora pensa na eleição de Cristiano Ronaldo como o melhor jogador do mundo, ou na esmagadora maioria de grandes jogadores que despontaram em Portugal nos ultimos 20/30 anos, deveria pensar também em Aurélio Pereira.
Quem tem (como eu) José Mourinho como o melhor treinador português de todos os tempos, poderia também dizer que Aurélio Pereira é o melhor treinador português de sempre a formar talentos.
Aurélio Pereira é de certeza uma das personalidades mais importantes da história do futebol português, mesmo que a maioria das pessoas nem sequer saibam quem é. Provavelmente sem Aurélio Pereira as ultimas grandes conquistas da selecção, impossíveis desde o tempo de Eusébio nunca se teriam realizado.
Se não acreditam, têm aqui alguns dos nomes descobertos e trabalhados pelo mestre: Futre, Litos, Cadete, Luis Boa Morte, Figo, Peixe, Dani, Beto, Caneira, Simão Sabrosa, Ricardo Quaresma, Cristiano Ronaldo, Nani, João Moutinho, Miguel Veloso e Yannick Djaló, entre muitos outros.
Podem aqui e aqui conhecer melhor a figura de Aurélio Pereira e aprender um pouco com as histórias e truques deste genial formador de talentos, uma das maiores figuras de sempre do futebol português, que ainda não conseguiu ter a verdadeira noção da sua importância. Virá com o tempo. Até porque novos talentos surgirão sob a batuta de Aurélio Pereira, disso tenho eu a certeza.

Sem comentários: