27/09/2008

O debate


Infelizmente temo bem que Barack Obama não tenha estaleca para estas coisas. É mais piloto de longo curso que corredor de 100 metros, melhor em discursos que soundbytes. Mesmo assim empatou o debate com um sofrível desempenho. John McCain provou ser muito superior neste tipo de registo. Brilhante na frase curta para publicitário, muito à Ronald Reagan , dispôs e abusou de alta auto-confiança baseada na experiência e num certo tom de patriotismo e heroísmo que é muito caro ao eleitorado e traz quase sempre resultados.
Mas não ganhou o jogo. Traiu-se com três erros fatais que poderão complicar a campanha de eleição:
1- Exagerou no tom paternalista a Obama. Sempre a dizer e a dar a entender que o adversário é "tenrinho" e percebe pouco. O que no inicio até pareceu um passo muito inteligente, acabou por se tornar gratuito, repetitivo, cansativo. Quase no fim, por algumas vezes, muita gente deve ter pensado "lá vai ele outra vez embirrar com o homem...". Aí Obama soube manter-se frio, calmo, guardando alguma distancia de segurança, como que dizendo "o que tu queres sei eu pá...".
2 - Precisar precisava, mas John McCain não descolou o necessário da imagem de George W.Bush. A sua superioridade no debate foi aqui atenuada. Não por acaso, Obama ganhou na sondagem da CNN. John McCain foi mais do mesmo, sobretudo na discussão sobre o Iraque. Obama aí soou como a voz da razão no meio de toda aquela loucura militarista de McCain.
3- John McCain mentiu 11 vezes, o que não passou despercebido porque foi terna e calmamente desmentido por Obama umas quantas. Barack Obama só mentiu uma vez.

Conclusão: Barack Obama tem de ter muito cuidado com John McCain, que é muito inteligente, obstinado e capaz de fazer tudo e qualquer coisa para ganhar.Tem para isso uma máquina feroz e muito perigosa por trás. Obama tem de ser mais inteligente, não cair em ratoeiras e saber atacar bem, no momento certo.
Aguardo agora pelo valente bigode que Sarah Palin vai levar de Joe Biden. Espero sentado e pacientemente por uma goleada das antigas. Go Joe, go...

Sem comentários: