30/06/2008

Diga Não ao mono do Rato!



Subscrevendo e divulgando esta petição.

As gerações futuras agradecem.

O Grande Falhanço



No dia 21 de Junho vim aqui opinar sobre o desfecho do Euro... E em cheio, não poderia ter falhado mais redondamente.
E ainda bem. Para o Futebol, para a Espanha e até para Portugal.

É a chamada saída à ricardo...

26/06/2008

Há 100 anos nascia Salvador Allende




E aqui algumas imagens do golpe de Pinochet

Congresso Feminista



O Congresso Feminista 2008 começou hoje, dia 26 de Junho, pelas 9h30, na Fundação Calouste Gulbenkian. Mais de 500 inscritas/os, dezenas de comunicações, exposições, fotografia, música, video e palestras. Bom, desde 1928 (II Congresso Feminista e da Educação, que se realizou quatro anos depois do primeiro) que não se via nada assim. Sigam esta onda!

( via a cidade das mulheres )

XXV Festival de Teatro de Almada




Vinte e três espectáculos, de companhias de oito países, desfilam no Festival de Almada, em cena de 4 a 18 de Julho em vários espaços de Almada e Lisboa. Uma programação especial para a comemoração do quarto de século do festival de teatro mais conhecido da Grande Lisboa.
Para a celebração deste 25º aniversário a organização decidiu oferecer ao público uma prenda maior: pela primeira vez no programa do festival surge uma peça do Berliner Ensemble, o mítico colectivo teatral alemão fundado no pós-guerra (1949) pelo dramaturgo Bertold Brecht e pela sua mulher, Helene Weigel. O acontecimento vai traduzir-se em duas representações de Peer Gynt (1867), obra épica do norueguês Henrik Ibsen, sob a direcção de Peter Zadek, nos dias 12 e 13 no palco principal do Teatro Municipal de Almada.
A abertura do festival faz-se com duas estreias teatrais - "Gengis Entre os Pigmeus", de Gregory Motton, com encenação de Pedro Marques, e "Numa Certa Noite", de Luís Mestre, dirigida por António Simão - e um espectáculo de dança, "Dentro de Mim Outra Ilha", com coreografia do moçambicano Panaibra Gabriel.
Ao longo de duas semanas, o festival acolhe sete criações nacionais em estreia absoluta e, à semelhança do que aconteceu em anos anteriores, uma personalidade do mundo artístico será homenageada - o escolhido deste ano é o pintor e cenógrafo João Vieira.

25/06/2008

Posts Da Semana

Como hoje é Quarta-feira aqui estão os posts favoritos da última semana.

Posts Favoritos:
- Preconceitos de José Manuel Fernandes
- Às vezes quem perde são os nossos
- Graçolas de oportunidade
- Exames bué da...
- Chavez - O Ditador sem Ditadura
- " A Disputa " no Balleteatro
- Dra. Manuela Ferreira Leite: Já ouvimos
- Cabra Cega
- Prazeres e Rituais
- Abstsenção ou Desistência?
- Demolidor
- O PSD é um partido estranho
- Porque revemos filmes...
- Adeus

Esta semana gostava ainda de dar os nossos parabéns ao blogue Avatares de um desejo que completou 5 anos!

Boas viagens e um abraço

Importa-se de repetir?



o Ministro da Cultura declarou recentemente que “Pessoa, enquanto produto de exportação, talvez seja mais valioso que a PT”.

( via Blogtailors )

24/06/2008

Caetano Veloso I - Sampa



Ouçamos esta fantástica música (re)lembrando ou (re)vivendo velhas imagens destes eternos jovens...

" e novos baianos te podem
curtir numa boa! "

23/06/2008

Elefantes a Voar


Costuma dizer-se: "desde que vi um porco a andar de bicicleta nada me surpreende..." ou "desde que vi um elefante a voar!...".

A confirmar-se esta notícia sempre temos estas expressões, por acaso, tão nossas para prosseguir a conversa de café...

22/06/2008

" Pública" Ana Moura

Hoje foi o primeiro dia que tive ao Domingo um "Público" á minha frente e não o comprei. Olhei para o título da "Pública" e vi Ana Moura a dizer que "gostava que Fernando Pessoa fosse vivo e escrevesse para ela". Dei meia volta, não consegui comprar. Talvez por pudor ou porque aquela revistazinha já estava a pedi-las. Perco o Pulido Valente, o Jorge Almeida Fernandes, ou António Barreto mas antes assim.
Já em casa passo pelo Origem das Espécies e FJV tira-me as palavras da boca: "Daqui a nada, temos gente que nunca leu uma antologia de Pessoa mas queria que ele fosse vivo ou fosse outra coisa". Não acho que seja "pessoal", acho que retrata o que é. Futilidade e estupidez mesmo.

INSUSTENTÁVEL



«O cidadão estava visivelmente satisfeito e aliviado quando me abordou no café, de manhã:

- Então, esteve no buzinão?

- O buzinão, qual buzinão?

Tinha-me esquecido dessa convocatória de indignação cívica, a juntar à paralisação terrorista dos camionistas e a anteceder as marchas dos agricultores, dos taxistas e de todos os que querem ‘gasóleo verde’ - isto é, os cidadãos todos a pagar parte do seu gasóleo.

- Pois eu estive!

O cidadão olhou para mim, de cima a baixo, não conseguindo disfarçar a desilusão que eu lhe havia causado.

- Ah... E buzinou contra quê? - perguntei, maldosamente.

- Contra quê? Contra o preço dos combustíveis, claro!

- Pois, o preço dos combustíveis... E buzinaram contra quem: contra os produtores de petróleo, contra os especuladores internacionais, contra os chineses e os indianos?

O homem olhou para mim como se o sol da manhã me tivesse feito mal à cabeça.

- Ora essa! O buzinão era contra o Governo, e isto é só o princípio!

E virou-me as costas, orgulhoso da sua prestação cívica e da lição que me havia dado. Vi-o embarcar no seu carro, com uma bandeirinha nacional flutuando à janela - sinal inequívoco de que ali estava um patriota de gema, que de manhã buzina contra o Governo, que não é capaz de inventar poços de petróleo, e o resto do dia buzina em apoio à nossa Selecção.

Ai, esta terra ainda vai cumprir o seu ideal, ainda vai tornar-se um imenso Portugal...

Anteontem, os camionistas ‘rebeldes’ formalizaram a constituição de uma nova Associação para contrapor à existente, que acusam de ter desconvocado a paralisação sem obterem do Governo a contrapartida de lhes subsidiar o gasóleo à custa dos contribuintes. Por eles, ainda estavam nas estradas, com o país a seus pés e o Estado de gatas. Que ninguém tenha dúvidas para que vai servir a nova Associação: agora, que provaram o poder inebriante de conseguir fazer ajoelhar o poder democrático em três dias e de terem estado à beira de ver um país inteiro a gritar com o Governo “dêem-lhes tudo o que eles querem antes que a vida se torne insustentável para todos!”, é certo, certíssimo, que os ditos ‘rebeldes’ não se vão ficar por aqui. Eles perceberam que, nas sociedades modernas, há três coisas contra as quais um Estado democrático está basicamente indefeso: o terrorismo, a grande especulação financeira de um capitalismo global sem ética alguma e os camionistas.

A seu tempo, houve quem avisasse contra o entusiasmo com que a CP andou a desmantelar linhas e ligações que tinham custado o esforço financeiro de gerações a construir. Mas uma lógica de contabilista, incapaz de planear a mais longo prazo do que os balancetes semestrais, achou que se podia liquidar com vantagem o transporte ferroviário de mercadorias e pôr tudo na mão dos camionistas. E como, paralelamente, liquidámos a produção agrícola à força de subsídios para não produzir e em troca dos eucaliptos, dos campos de golfe e das urbanizações turísticas “de interesse nacional”, como, desgraçadamente, não produzimos um litro de gasóleo nem o poupamos, o país está inteiramente dependente dessa classe socioprofissional que acaba de nos pregar o susto da década.

Leio que a Procuradoria-Geral da República, muito legítima e louvavelmente, anuncia que vai processar os camionistas que cometeram crimes públicos, tais como apedrejamento de outros, obstrução da via pública, etc. Manda o bom senso que o Governo pondere bem no que se vai meter: um só ‘herói’ dos camionistas processado criminalmente e lá temos o país outra vez a ferro e fogo. Aliás, como se pode processar no dia seguinte e por actos de guerra aqueles com quem na véspera se negociou a paz?

Ai, esta terra ainda vai ficar linda, um imenso salve-se quem puder...

Eu juro que não tenho nenhuma embirração particular pelo homem, que nem conheço de lado algum. Mas a verdade é que já vi o país atravessar alguns vinte ministros do Ambiente e nunca vi nenhum que fosse tão inútil, tão acomodado, tão verbo-de-encher, tão prejudicial à área que tutela como esta triste figura do actual ministro, eng. Nunes Correia, de sua desgraça. Não consigo entender, francamente, porque insiste o homem em ser tratado pela alcunha de ministro do Ambiente - a não ser pelo prazer de usar o sobrenome de ministro.
Sete anos e duas secas depois de se ter iniciado o estudo do Programa Nacional de Uso Eficiente da Água, dez anos depois de ter sido prometido que campos de golfe só com reaproveitamento das águas residuais, Sua Excelência acha que tornar essa regra obrigatória não é medida prioritária a incluir no dito plano. Pelo contrário, deve tratar-se de uma simples “recomendação” a ser adoptada “numa base voluntária” (dos 43 campos de golfe do Algarve, a somar a outros 20 já aprovados, apenas um, até hoje, aceitou “voluntariamente” a recomendação; existe localmente uma profusão de ETAR, construídas propositadamente para o efeito e que custaram dezenas de milhões de euros, que não estão a servir para nada, apenas para as estatísticas ‘ambientalistas’ do Ministério).

Sua Excelência lembra que “o golfe é uma âncora importante do desenvolvimento do turismo em Portugal”. E Sua Excelência, muitíssimo mais preocupado com o turismo do que com o ambiente, não esquece que os jogadores de golfe têm duas características muito suas: primeiro, não gostam de repetir campos; mudam de campo como quem muda de camisa, o que justifica que mais de 6000 hectares do Algarve (muitos deles desafectados da Reserva Agrícola ou Ecológica) já estejam entregues ao golfe e consumindo um total de reservas de água equivalente a uma população permanente de meio milhão de pessoas - mais do que a população efectiva, que são 410 mil pessoas; por outro lado, eles também não gostam de pisar relvados regados com água que não seja pura, uma mania como outra qualquer.

Em contrapartida, o senhor ministro não leu o recente relatório do WWF, que prevê a intensificação da desertificação do território nacional a partir de 2020, devido às alterações climatéricas e à destruição progressiva do montado de sobro alentejano e algarvio, tal como o que está a ser promovido na região de Alqueva; não leu as recentes notícias sobre a falta de água em Espanha, de Barcelona a ser abastecida por navios-tanque, nem tomou conhecimento dos sucessivos relatórios sobre a desertificação e a crónica falta de água da Andaluzia e da Extremadura espanhola devido à necessidade de regar a praga dos campos de golfe, nascidos inconscientemente por todos os lados, como cogumelos selvagens. Sabiamente, Sua Excelência acha que “as medidas só devem ser implementadas à medida que são necessárias” e, por ora, ele está descansado que “não vai faltar água nem para os cidadãos nem para o golfe” (assim mesmo, em pé de igualdade). Sua Excelência, coitada, deve ser o único ministro do Ambiente que ainda não percebeu que a próxima e mais grave crise mundial não vai ser a da falta de energia, mas a da falta de água. Em 2020, aliás, é provável que Sua Excelência já se tenha reformado e esteja a ensaiar os seus «putts» num «green» regado a água do Luso.

Ai, esta terra ainda vai cumprir o seu destino fatal: ainda vai tornar-se um país insustentável.»

Miguel Sousa Tavares
Expresso 21/06/08

A merecida chapelada

Muito me irrita a forma como se tenta justificar o descalabro contra a Alemanha. A vaidade e excesso de confiança que mataram a selecção vivem também aí, paredes meias com os anteriores "somos os maiores" e "até os comemos" . É a mesma coisa.
Esquecem-se que uma selecção como a Alemanha que é três vezes campeã do mundo e da Europa tem necessariamente de saber ganhar jogos. E o saber ganhar jogos implica que se saiba fazer tudo para conseguir atingir a vitória, aspecto em que "os Viriatos" se mostraram surpreendentemente ineptos e incapazes. Pode-se sempre falar da burrice de Scolari, da falta de planos B e C, das falhas grosseiras cometidas, da falta de concentração nas bolas paradas, do oferecimento aos clubes e outras putices que presenciámos a céu aberto. Mas não é esse o ponto. O ponto são mesmo os 90 mínutos em que se joga. Aí os jogadores estão sozinhos para mostrar o que valem. Sem jornalistas, lambe botas e telejornais com meia hora de bola. Aí quando o arbitro apita, quem tem unhas que toque a guitarra.
Estou farto de justificações. O que se tem dito e escrito na imprensa causa-me asco. Vão mas é dar uma curva. A verdade nua e crua é que Portugal tocou desafinado para caraças enquanto a Alemanha se aproximou da perfeição de umas "Variações Goldberg". Coisa para uns poucos predestinados. Daí vão pentear macacos.
Que ao menos tenhamos aprendido com a chapelada, eis o meu desejo. Merecida chapelada aliás. Como se costuma dizer: "vai buscar". Ricardo foi lá buscar três vezes bolas que já tinham entrado exactamente da mesma maneira. A um nível destes, é no mínimo uma vergonha. A Alemanha não foi só melhor, foi muito melhor. Haja ao menos um pouco de humildade na hora da derrota!

21/06/2008

Imagem do Dia



Com mais esta é que ninguém contava...

Pois é. Cheira-me que este Euro ou vai para os realmente grandes (Alemanha ou Itália) ou para os mais humildes (Turquia ou Rússia).
Tenho pena por Portugal, por esta magnífica Holanda que tinha conseguido grandes feitos até aqui e, também pela Espanha, pois não acredito que passe amanhã ou passando que ganhe o Euro.

20/06/2008

Ontem foi assim



Pois é tudo o que os alemães disseram que ia acontecer aconteceu...

Ricardo mais uma vez batido por um jogador com um nome díficil e Ronaldo anulado pelos alemães (na foto quem marca é Klose).
Penso que será importante para Ronaldo perceber que não é nem nunca será o Maradona (e para isso é importante que não vá para Madrid).
Para Scolari será importante ter a noção que desperdiçou duas gerações de talentos raras sem um único título. (Se Zico vier veremos finalmente vitórias).

Para os portugueses e, para já, começar a pensar realmente nas nossas vidas e a ver o que é que ainda podemos fazer por nós...

Amnistia Internacional



E porque nem tudo são más notícias e acreditamos que vale a pena lutar, ontem recebi este e-mail:

Caros Amigos

Gostaríamos de partilhar convosco um sucesso, uma boa notícia, que resulta do trabalho empenhado e activo dos membros e apoiantes da AI Portugal.

Numa decisão sem precedentes, o Supremo Tribunal dos Estados Unidos e contra a posição oficial da administração Bush, decretou o direito dos detidos em Guantánamo de, ao abrigo da Constituição dos Estados Unidos da América, terem acesso aos tribunais civis para avaliação da legalidade da sua detenção (habeas corpus).

Esta decisão constitui um marco histórico no sentido da restauração da supremacia da lei no âmbito das medidas de combate ao terrorismo.

Desde a sua criação, a AI foi uma das organizações que mais lutou para que Guantánamo fosse encerrada e para que os direitos dos detidos fossem respeitados.

Seis anos depois e graças ao trabalho de denúncia e pressão das secções da AI e dos seus mais de dois milhões de membros e apoiantes, dos quais você faz parte, vemos uma decisão que reforça a nossa luta e pode significar o princípio do fim do centro de detenção.

Estamos todos de parabéns.

Que esta decisão sirva de incentivo para que, com a sua ajuda e participação, continuarmos o trabalho de tornar os Direitos Humanos para todos uma realidade.

Um abraço

Amnistia Internacional Portugal
Telf: 21 386 16 52
Fax: 21 386 17 82
e-mail: aiportugal@amnistia-internacional.pt

Visite o nosso website em www.amnistia-internacional.pt

19/06/2008

Posts Da Semana

Apesar de um dia atrasados aqui estão os posts seleccionados da última semana.

Posts Favoritos:
- Com toda a dranquilidade
- Marketing global, Xenofobia local
- Imperdível
- Já fui feliz aqui
- Gulbenkian
- Muita jota, pouca política
- Parabéns 1, 2


Boas viagens e um abraço

18/06/2008

O clube dos estetas lisboetas

A ler aqui. Com "pérolas" como esta: "Technique individuelle superlative, débordements sur les côtés, moues boudeuses d’enfants gâtés, surconsommation de gel capillaire. Leur autre point commun : tous trois ont été formés au Sporting Portugal."

(Via Ex-Ivan-Nunes)

17/06/2008

Floreados



Depois da já tão falada cedência da praça das Flores a privados, vimos hoje na assembleia municipal de Lisboa um número de Circo por parte dos Deputados municipais do PSD em maioria nesta autarquia...
Com que então o PSD é que apresenta uma moção de censura contra a cedência de espaços públicos a privados???
Quando pensávamos que já tinhamos visto tudo...

14/06/2008

Fernando Pessoa



Cumpriram-se ontem 120 anos do nascimento de Fernando Pessoa... Não utilizarei aqui palavras minhas que o descrevam, apenas prometo durante este ano, e até 13 de Junho de 2009, relembrar Fernando Pessoa todos os meses ao dia 13, o seu dia...





A MORTE
A morte é a curva da estrada.
Morrer é só não ser visto.
Se escuto, eu te oiço a passada
Existir como eu existo.

A terra é feita de céu.
A mentira não tem ninho.
Nunca ninguém se perdeu.
Tudo é verdade e caminho
.

A Imposição




É absolutamente extraordinário como os líderes europeus querem (e vão) impor o Tratado de Lisboa. Tratado que fazem questão de não esclarecer aos seus povos, tratado que conseguiram que não fosse referendado (após os terríveis resultados de há dois anos) mesmo nos países, como Portugal, em que isso foi uma promessa eleitoral do partido que governa e tratado que sempre que foi referendado (ex-tratado de Nice) chumbou.
Pois agora estava tudo nas mãos da Irlanda, que teve mesmo de o referendar, seguindo a sua constituição. E facto espantoso, é que com o governo, a oposição, os sindicatos e tudo mais a fazer campanha pelo SIM, venceu o NÃO. Com esta ninguém contava...
E como ninguém contava com esta, invente-se uma pseudo solução qualquer, porque o tratado vai avançar mesmo. Contra tudo e contra todos. Não está minimamente provado que qualquer país votasse favoravelmente este tratado, já o contrário não se poderá dizer.

É contra os seus próprios povos que esta meia dúzia de senhores vai construir a Europa unida??

Ou vai ou racha (conclusão)

Nos miraculosos Açores, com clima ameno e mutável, sem crises e sem stresses á vista deu-me para assistir ao longe e com uma hora de atraso o desenlace do jogo paralelo ao Euro 2008. Quase a meio do Atlântico ainda cheguei a esperar que de volta ainda aterraria no meio do tumulto mas como bem adivinhei (não era dificil...) o resultado foi o esperado - pagamos nós. O jogo está inclinado a que levemos uma cabazada. É a vida.

12/06/2008

Não Perdem Uma



É impressionante o sentido de oportunidade da Galp... Mal souberam do fim do bloqueio por parte dos camionistas,e lá nos deram mais um aumento no gasóleo e gasolina de um centimo por litro em cada um dos casos.
Grão a grão pode ser que um dia expludam, pois por parte do Governo nada se vê, e assim estamos todos entregues a estes abutres do capitalismo mais que selvagem em que para que estes poucos engordem tanto, tantos há que passam fome...
Devo ser muito ingénuo, mas ainda estou para ver o que o governo vai dizer em relação a isto hoje à tarde no Parlamento.

Volto a apelar: BOICOTE À GALP JÁ

O ZÉ CONVERTEU-SE AO COMÉRCIO?



«A oposição na Câmara de Lisboa contestou esta quarta-feira a cedência de espaço público na cidade para eventos publicitários, considerando que ao receber contrapartidas dos privados, como reabilitação de jardins, a autarquia abdica de obrigações suas, escreve a Lusa.

Em causa estão eventos comerciais como o que tem decorrido na Praça das Flores, e a aprovação hoje na reunião do executivo municipal de uma iniciativa semelhante, em que uma rede de hipermercados irá reabilitar a zona de jogos do Jardim da Estrela e poderá em contrapartida usar o espaço para eventos. » [Portugal Diário]

Parecer:

Este Zé não para de me surpreender.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a opinião a Louçã.»


( via Jumento )

11/06/2008

Posts Da Semana

Como hoje é Quarta-feira volto aos posts favoritos da última semana.

Tendo sido uma semana muito profícua em posts que me interessaram, vou dar especial destaque ao caso Sá Fernandes/Praça das Flores, aqui falado pelo Pedro.
Muito também poderia escolher sobre a greve de camionistas, mas aí a festa ainda vai no adro e o Nem Paz, Nem Guerra está atento...

Posts Favoritos
- Sá Fernandes e "os munícipes que Skôdam": 1,2, 3, 4, 5, 6, 7, 8
- Encontro de esquerdas reformistas
- A Feira do Livro por Agualusa
- Como a esquerda vê Manuel Alegre
- Inferno francês
- Luís Filipe Vieira
- O Futebolista headbanger
- Sacos de plástico
- Da violação dos direitos

Boas viagens e um abraço

E Agora ?

´

Após mais uma noite de sobressaltos: três camiões incendiados e um camião de medicamentos apedrejado pela cegueira dos colegas de profissão. Temos hoje mais um dia muito díficil para todos os portugueses que já quase não arranjam gasolina e que vêm aproximar-se perigosamente o fim dos stocks de alimentos nos supermercados. Isto para não falar dos já grandes prejuízos causados por tudo isto e que vem prejudicar, acima de tudo, as pequenas e médias empresas, pois aqui é como em tudo... Quem se lixa primeiro é sempre o mexilhão.
Para agravar a situação temos os agricultores, e com razão, a querer associar-se ao protesto dos camionistas, pedindo a redução de preços do gasóleo industrial. Só que o problema é exactamente este, se o governo cede aos camionistas, terá também de ceder ao agricultores, pescadores, transportes colectivos e por aí adiante.
Solução? Só vejo uma e a mais lógica e há muito proposta sem que o governo lhe dê ouvidos: O controlo por parte do Estado do preço dos combustíveis, pois não aguentamos mais viver com tudo isto enquanto alguns barões apresentam lucros obscenos mês a mês, ano a ano.
BASTA!

10/06/2008

Mais Um Crime Humanitário



Uma notícia que fala por si e que não podemos acreditar...
Qua raio de Mundo este???

RAÇA???



Será este homem da mesma raça que eu??

Como diria Almada Negreiros, "Se Cavaco é português, quero ser espanhol!"
Grande Almada!

Rachou

Em seguimento do post abaixo escrito pelo Pedro, parece que já houve desenvolvimentos... E os piores. O Pedro intitulava o Post de " Ou Vai ou Racha", pois rachou e, como ele diz, voltámos mesmo à idade da pedra.
Morreu em Alcanena um camionista que fazia piquete de greve no meio da estrada. Infelizmente, e é assim que costumam acabar estas histórias, foi atropelado por um colega que queria passar... E quanto a reacções, para além das de pesar, forçar a barra, ou seja, os camionistas da zona decidiram que a partir de agora é que não passa ninguém.
E enquanto assistimos a isto (e sinto-me obrigado a dar razão ao Pedro) temos o Governo simplesmente preocupado em que os camiões com gasolina cheguem às gasolineiras e aeroporto dando para isso intruções às forças de segurança para que os protejam... Se não há aqui uma grande prosmiscuidade e muito para explicar eu sou completamente cego...

Ou vai ou racha

Como desde há anos vejo pela Europa fora os camionistas e seu patronato a utilizarem as mais reles formas de chantagem para chegar aos seus intentos, não estranho nada o que se está a passar. Se a gasolina aumenta os governos que paguem a "gasosa", ou melhor os nossos impostos que a paguem. Não se manifestam, nem negoceiam primeiro. Para quê? Se podem parar todos os meios de comunicação, se podem obrigar os presumíveis prevaricadores "fura embargos" a parar nem que seja à bastonada e ao tiro, se podem decidir primeiro intimidar e só a seguir partir para a negociação. Entretanto foi um fartote, até a polícia teve de intervir para que se conseguisse levar gasolina para os aviões da Portela. Para eles é mesmo assim, ou vai ou racha. Que se dane o resto, inclusive a legalidade da coisa. Têm ou acham que têm a faca e o queijo na mão. Cortam primeiro o abastecimento de carne, peixe e outros bens essenciais e depois alguém que pague por isso. Adivinhem lá quem é esse "alguém". O governo não é de certeza, esse até aposto que acabará por ceder em todos os pontos, como todos os governos desta Europa perante um exército de camiões que sempre diz "ou me pagam ou não há nada para ninguém".

Adenda: Compreendo e entendo a manifestação de 200 mil pessoas em Lisboa, bem como a greve dos pescadores. Em relação aos camionistas a minha posição é diferente. Por uma razão simples: utilizam as formas mais bárbaras e egoístas de chantagem. Se não conseguem o que querem, a gente que volte para a idade da pedra que não há problema...

09/06/2008

Hugo Chavez



E agora?
Qual a próxima invenção para o monstro comunista???

A Parolice Nacional



É impressionante, quando pensamos que já pouco resta para estragar, lá nos aparecem uns empreiteiros, mais os seus capangas sub-empreiteiros, mais o idiota do turista pé descalço e lá temos o caldo entornado...
Pois é, acabo de saber que vão abrir mais quatro (para já) centros comerciais no Algarve que tanto deles necessitava... Bem espalhados como mandam as regras e a destruir por completo o pouco que nos resta desta bela região que já foi belíssima e que agora caminha a passos cada vez mais largos para uma doença de todo incurável.
As autarquias, mais que endividadas, necessitam de dinheiro, os preços das casas estão pela hora da morte pelo que as construtoras têm medo, portanto genial ideia, façamos centros comerciais.
INACREDITÁVEL.
Mais inacreditável a forma como se pode ler a notícia. A mesma apenas realça os empregos que estes centros vão trazer à região, não se falando aqui nem dos prejuízos ambientais, nem da hipótese (forte) destes centros comerciais não terem sucesso e terem que mais dia menos dia que fechar portas por falência. É que é bom não esquecer duas coisas: O país e o mundo estão numa profunda crise e o Algarve, tal como qualquer local do mundo tem 365 por ano e não apenas o mês de Agosto, onde, volto a repetir fica repleto de turistas sem um tusto que pura e simplesmente não têm uma ideia do que são férias e por isso continuam a parar por aqui que é onde vêm mais gente. É chamada a força do hábito...
Pois são estes turistazecos mais os algarvios que vão alimentar estes elefantes brancos que se preparam para abrir. É que os turistas estrangeiros e de posses (que já detêm metade do bom Algarve que resta) vêm cá todo o ano... E que eu saiba ou veja não são vistos a passear parolamente no Centro Comercial. Felizmente preferem a velha mercearia...

Que saudades do Algarve de há uns anos atrás...
Lembram-se?

08/06/2008

Roland Garros



Depois de ter aqui falado deste torneio devido à presença de Frederico Gil no quadro principal (ficou pela primeira fase), volto hoje aqui para destacar a grande vitória da tenista Ana Ivanovic por 6-4/6-3, mas acima de tudo e, por muito que me custe, para parabenizar Rafa Nadal pela forma como este esmagou o melhor jogador do mundo (Roger Federer) na final. Rafa conseguiu assim o tetra em Roland Garros ganhando a terceira final consecutiva deste torneio a Federer, por outro lado igualou Borg em vitórias consecutivas em Paris e é o único jogador que bate Federer no confronto directo.
Não suporto o seu estilo arrogante, mas merece-me os parabéns!

07/06/2008

Vítima Mortal


Infelizmente mais caso de algo inaceitável e que tem sido tão críticado por aqui e continua a ser tão tolerado por toda uma sociedade.

Fazia falta?

Pelos visto o Zé fazia imensa falta. Do túnel do marquês (que por quem sabe funciona lindamente) à Praça das Flores. O "Zé" mostrou bem aquilo que é: um farsolas esquerda chiq, um tigre de papel. Cito Eduardo Pita no Da Literatura (sublinhados meus):
"A Praça das Flores, em Lisboa, vai ficar interdita a peões durante dezassete dias. Porquê? Porque o vereador José Sá Fernandes, responsável pelo pelouro dos espaços verdes, cedeu a praça à Skoda. Segundo Helena Roseta, «as restrições ao nível da liberdade de circulação no espaço público, um direito constitucional, só podem ser justificadas por motivos de ordem pública e de segurança, o que não é o caso». Esta campanha promocional da Skoda não foi autorizada pela Câmara, apoiando-se a sua realização num «despacho individual do vereador Sá Fernandes». O movimento Cidadãos por Lisboa vai exigir à autarquia que averigue a legalidade da decisão, enquanto Pedro Soares, coordenador autárquico do Bloco de Esquerda, rompeu com Sá Fernandes. É de facto inacreditável que os moradores da zona (e são muitos) sofram, durante quase três semanas, sérias restrições de circulação e acesso a suas casas. Era para isto que ele fazia falta? Os estrénuos defensores de marchas & piquetes têm aqui uma excelente oportunidade para tentar impedir a montagem do arraial."

05/06/2008

A Verdadeira Moção de Censura



Para quem não se impressiona com números, vamos ver que argumentos terá depois do resultado das próximas legislativas.

A arrogância deste governo está a tornar-se cada vez mais insuportável. Um comício no Trindade incomoda. Uma manifestação com 200 000 pessoas não impressiona.
Em que raio de Planeta vive esta gente??
E já agora, estava Alegre (o poeta) entre estas 200 000 mil pessoas??

04/06/2008

Haja Paciência



Manuel Alegre de volta (já parece um PSL do PS), agora com o BE, Helena Roseta e uns comunistas renovadores. Objectivo: pensar uma nova política de esquerda. Como? Fazendo uma festa/comício no Teatro da Trindade (490 lugares) cheio de gente e mandar umas bocas ao Governo sem se apresentar uma uníca alternativa.
Manuel Alegre tem realmente a mania das grandezas e dos protagonismos, agora não se entende o que ganha, por exemplo o BE ao aliar-se a este homem que está ao lado do partido em tudo o que realmente convém a Socrates e depois faz estas aparições mediáticas como se de um messias se tratasse.
Não há de todo paciência... Não é que o homem até me obriga, por concordância a citar José Lello: "Manuel Alegre quer o melhor de dois mundos: o benefício e a audição por ser do PS e depois quer ter uma posição fora do PS", afirmou José Lello. "Manuel Alegre jamais se digna a vir às reuniões da comissão política ou às reuniões do grupo parlamentar afirmar as suas posições, debater no seio do partido", salientou.





Manuel Alegre é um político frustrado que julga ter passado ao lado de uma grande carreira política, convencido de que tinha mérito para desempenhar os mais altos cargo.

Azar, chegou à terceira idade sem ultrapassar o estatuto de segunda figura do PS, nunca foi líder e, por fim, foi rejeitado como candidato do PS às presidenciais. Com a sua idade e sem que a sua voz tenha o respeito que ele julga merecer restava a Alegre retirar-se, mas não, velho e acabado recorrer a todos os meios, mesmo os mais ilógicos para chamar a atenção para si.


( via Jumento)

Posts Da Semana

Como hoje é Quarta-feira volto aos posts favoritos da última semana, bem como o blogue favorito.

Posts Favoritos:
- Manuel Alegre
- Convergência de esquerdas burguesas
- EU ESTOU
- Quando os lobos uivam
- Do 8 ao 80
- O Grande Vencedor do Debate da SIC
- O post mai lindo da bloga nacional
- Por Gabriel Alves

Como Blogue da semana vou eleger O Carmo e a Trindade, pois apesar de estar a viver no Algarve sou de Lisboa, cidade de que gosto muito e que, através deste blogue consigo visitar regularmente. As novas que de lá vêm nem sempre são as melhores, mas é também para isto que cá estamos.
Parabéns epla clareza e amor verdadeiro à Cidade!


Para terminar apenas uma nota para dizer que os posts da semana vão se manter todas as semanas, passando os blogues a ser nomeados mensalmemte, na primeira Quarta-feira de cada mês.


Boas viagens e um abraço!

Flip Flop



Infelizmente não houve um justíssimo e merecido impeachment, como muito bem reclama Neil Young aqui em cima. Mas mais vale tarde que nunca. Mesmo que por trás das nuvens nos surja o militarismo desenfreado de John McCain ou um cada vez menos fiável Barack Obama. Do mal o menos, é impossível ser pior que o W. Secou tudo à sua volta. Ficará nos anais como "o desastroso".

01/06/2008

É Tão Bom



Porque o que é maravilhoso e bom para as crianças também o é para os adultos...

Sorrisos de crianças






E obrigado...

Dia da Criança





Sei não serem as imagens mais bonitas para serem mostradas no Dia da Criança. No entanto é com estas, e tantas outras crianças que sofrem de fome, maus tratos, abusos, abandono... que nos devemos cada vez mais preocupar e fazer qualquer coisa urgentemente.

Nós por cá padecemos um pouco de cada um destes males...

Está na hora de agir!

Que futuro é possível quando as crianças não têm presente???