22/06/2008

" Pública" Ana Moura

Hoje foi o primeiro dia que tive ao Domingo um "Público" á minha frente e não o comprei. Olhei para o título da "Pública" e vi Ana Moura a dizer que "gostava que Fernando Pessoa fosse vivo e escrevesse para ela". Dei meia volta, não consegui comprar. Talvez por pudor ou porque aquela revistazinha já estava a pedi-las. Perco o Pulido Valente, o Jorge Almeida Fernandes, ou António Barreto mas antes assim.
Já em casa passo pelo Origem das Espécies e FJV tira-me as palavras da boca: "Daqui a nada, temos gente que nunca leu uma antologia de Pessoa mas queria que ele fosse vivo ou fosse outra coisa". Não acho que seja "pessoal", acho que retrata o que é. Futilidade e estupidez mesmo.

14 comentários:

Nuno Góis disse...

Semana engraçada esta. Não falamos há muito tempo, mas vamos estando bem de acordo por aqui...

Fugiste pela primeira vez ao Público de domingo. É normalíssimo e vais ver que te habituas. Comecei a fugir pela mesma razão. A Pública é do mais pobrezinho que se pode ler.

Também concordo com o que perdes. Só tiraria dessa lista o chato do Barreto pondo em seu lugar Agualusa que, quinzenalmente, lá vai escrevendo para a fatídica revista.

Abraço

Pedro Góis Nogueira disse...

Acho que me vou habituando.O Público já teve melhores dias. Muito melhores dias... Até breve. Um abraço

de.puta.madre disse...

Sabes, Nuno Góis, a mim o que me faz " morrer de Asco" como dizem os Espanhóis, é gentalha andar a publicar livros com textos com mancha de poema e apresentarem-se como Poetas. E o meu "Morrer de Asco" adensa-se quando vejo que são aclamados como poetas. Tristeza, das tristezas.
Grande ANA MOURA! Pelo menos já se deve ter dado conta da verborreia e a corja de poeta-fraco que por aí anda vivinho a publicar. Sabes ler poesia???? Então será que o FJV escreve versos??? Por exemplo.??? EU DOU-TE AULAS! Se tens essa ilusão! Vale ( fico possessa com estes atentados à poesia! a estes terrorismos ...)

de.puta.madre disse...

Ok! O Recado é para ti Pedro Nogueira e não para o Nuno Góis!Mas tb serve.

Nuno Góis disse...

Cara puta.madre, nunca li um comentário tão confuso... organiza-te ou, pelo menos, tenta transmitir uma ideia com clareza.

"EU DOU-TE AULAS!"

Mas quem és tu? Por quem te tomas? Seja a mim ou ao Pedro não te vejo com a mínima capacidade para isso... Para ensinar temos que aprender.

Bem hajas

de.puta.madre disse...

Nuno Góis:

UAU! És cá um génio! Y iluminado Y até respondes por terceiros!
Já devias era andar a comprar o "El Pais" ou o ABC (ao sábado) há muito tempo.
E, entretanto, faz um update intelectual, vai ler Roberto Musil.

PS.: Há requisitos mínimos para se ser meu aluno! Não sei é se tu aguentas passar da 1 página do Homem sem Qualidades.
PS2: Também gosto do Caetano Veloso.
PS3.: Eu sou o Fidel Castro! Estava a lembrar-me do episódio do blog "geração-Y". Informa-te e eu deixo de ser confusa. Vale, Aluno!
........................

Pedro Nogueira:
Sou mesmo alérgica à poesia que anda por aí. E ao "Público" jornal também. E qualquer dia não posso sair à rua para não ficar tb horrorizada com os Públicos da má poesia ... Vale!
PS.: A Revista do El Pais ao domingo têm sempre um Artigo do Javier Marías, vale seguramente um milhão de VPV ( e o VPV é genial!)
PS2: Desculpa lá a garreia ;)
................
Albert Cossery morreu hoje! Aprendam a trabalhar menos. Vale!

Pedro Góis Nogueira disse...

Comentário de "puta madre" o teu. Pena que não tenhas percebido o que escrevi. Foi acerca da vaidadezinha pretenciosa que anda para aí. Não percebeste e puxaste a coisa para a "poesia" que me queres ensinar.Brincadeira. Aposto que não leste nem metade daquilo que eu e o Nuno lemos. E sim o FJV escreve poesia. Achas que escreves melhor que ele? Não te achas assim um tanto excessivamente pretensiosa?
Quanto à Grande ANA MOURA, vamos lá ver uma coisa. Existem centenas (serão milhares) de poemas do Pessoa que podem ser músicados. Basta ter imaginação. Se a não houver, sempre existe o espólio do poeta com dezenas de fados escritos. Mas é sempre melhor mandar postas de pescada como a de "gostava que estivesse vivo a escrever para mim". É para papalvos que querem ensinar poesia como tu. Só pode ser.

Pedro Góis Nogueira disse...

Também gosto do Javier Marias e leio o "El Pais". Parece que leste o Musil e ficaste aí. Um conselho, lê mais. Gostava de trabalhar menos mas não posso. Pago a renda. É a vida...

Nuno Góis disse...

Não, Não vale tudo e aqui não estamos no teu merdoso e mais que pretensioso blogue.
Não te vou responder por duas simples razões (espero que as consigas perceber): 1- O que escreves não merece o esforço e não estou para te aturar.
2- Continua a não entender-se nada, principalmente ao escreveres em espanholês, que só prova que nem em português nem em espanhol (castelhano) percebes o que lês.

Quanto ao mais o Pedro também já tentou explicar.

Se não entendes não VALE.

de.puta.madre disse...

"E sim o FJV escreve poesia. Achas que escreves melhor que ele? Não te achas assim um tanto excessivamente pretensiosa?"

Pedro Nogueira:

Tenho como leitor o António Franco Alexandre. Precisas de mais algum esclarecimento adicional??? Pois, este leitor basta-me.
O FJV escreve poesia??? Olha que não! Ou sim, escritos de mesa de café, e ninguém se chateia mais com isso.

PS.: Pior! Parece é que a literatura ficou por aí! pelo Musil.
..............
Nuno Góis.

Olá, Boa Tarde:
Por acaso concordo consigo. O meu blog é de facto merdoso, mas não é medroso. Mas gosto muito do Gato Cristo do Ged Quinnn e F-se! Não sou responsável pela tua imaginação. Aí sou "fundamentalista. O resto não me dá igual ...

de.puta.madre disse...

Nuno Góis!
Voltei. Realmente fiquei a pensar naquilo de eu escrever Mal em Espanhol....
Se o Javier Marías escreve bem ou mal em castelhano tu lá deves saber! Há muitos espanhóis que dizem o mesmo. ... ... ...
Mas eu não escrevo espanhol. Os textos em Castelhano são do Marías ou da V.Camps etc. Não são meus!!!Vale.

eh eh ehe estou-me a rir. Ri tb.

Pedro Góis Nogueira disse...

Tens uma graça de "puta madre". A sério. Acho óptimo que tenhas o António Franco Alexandre como leitor, mas sinceramente "a mi me da igual". Ou seja, estou-me perfeitamente borrifando para isso. Provavelmente tamanho orgulho serviu-te para desqualificares o FJV e para avançares com toda essa auto promoção que para mim não cola nem com "Super Cola 3".
De resto ri-te. Á vontade. Por quem sois?

de.puta.madre disse...

Sou DE!
Não, o FVJ é que se auto-desqualifica a escrever aquela poesia, e etc. O País é de todos, não é só de alguns, nem para alguns... etc.

PS: É: À e não Á. O Post sobre o Javier Bardem no teu outro blog tem uns 5 á! Vale.

Tal como o AFA e a tal auto-promoção, lamento, mas o meu mundo é outra coisa, livre.
E aprende tu muito com o FVJ e afins. O país precisa.

Pedro Góis Nogueira disse...

Não sou leitor dos poemas do FJV. Conheço alguns de fugida. Mas não os deixo de achar poesia. Contrariamente ao que pensas, não dou em nada para esse peditório, se é que existe. Dou para alguns, não esse, se é que existe. Quanto ao país, há que lutar por ele. Os caminhos percorrem-se e desbravam-se. Foi isso que FJV fez.
Os "meus" poemas, esses são outros.