15/08/2008

Guerra Quente


Não há que fugir dos factos: a Ossétia do Sul já havia declarado a independência antes da Georgia o ter conseguido. Uma vez dentro da Georgia, nunca a reconheceu como Estado soberano. Está na mesma situação que muitos mini-Estados que declararam a independência e que são apoiados pela administração Bush, como o Kosovo. Quer unir-se á Ossétia do Norte, muito maior em território, dentro do Estado russo. Tem Petróleo. Tem causado estragos ao longo dos anos e foi bombardeada por ordens de um imprudente Saakashvili, esperamos não tenha aqui aberto uma caixa de Pandora.
Que a Russia de Putin / Medvedev é um Estado sanguinário em jeito de democracia ditatorial, isso já todo sabemos. Que é terrível ver a destruição pelos tanques russos e o medo estampado na cara dos habitantes de Gori e de Tbilissi, também parece ser unânime entre nós. Agora entrar no jogo dos ingénuos e dos santinhos, além de muito perigoso, corre o risco de se tornar fatal.
Continuemos com os factos, é ou não verdade que a NATO prepara-se para construir bases na Ucrânia e na Georgia, ali mesmo às portas da Rússia? Quem acreditou que as coisas aqui seriam naturais e fáceis, se calhar são os mesmos que achavam natural o bombardeamento da Ossétia do Sul por parte da Georgia ou agora não consegue acreditar que Tbilissi está cercada pelos maus dos russos...
Pior que tudo foi a reacção dos Estados Unidos, se primeiro George W. Bush foi apenas e simplesmente ingénuo, Condoleeza Rice foi assustadoramente patética. Foi pior a emenda que o soneto. Como os governantes russos não pretendem propriamente ir para o céu, estamos bem arranjados com esta comédia de meter medo.

Sem comentários: