26/10/2008

"por isso sou de esquerda"



" Não acredito muito no poder da literatura para mudar a sociedade. O que acontece é que sou um cidadão que gosta de incomodar o poder. Tenho uma vinculação com a vida que é profundamente ética - por isso sou de esquerda, se não tivesse ética seria um cidadão de direita. Com a literatura tenho uma ligação profundamente estética, sei que sou um criador de beleza. Não escrevo panfletos, escrevo romances. Mas ao mesmo tempo sou cidadão e escritor, por isso tento estabelecer pontes e dar à literatura a mesma ética com que enfrento a vida, e dar à minha vida a mesma estética com que enfrento a literatura. É o meu desafio pessoal."

Luís Sepúlveda

1 comentário:

Pedro Góis Nogueira disse...

Nuno, tenho uma orientação de Esquerda mas há uma coisa que não suporto na Esquerda: a mania irritante do monopólio da verdade. Fazem lembrar alguns católicos. O Louçã ás vezes até parece um diácono. Enfim. O "se não tivesse ética seria um cidadão de direita" é errado porque há muita gente na direita com ética. De resto deixo-te aqui um abraço.