07/03/2008

87 Anos


A Fundação do PCP ocorreu a 6 de Março de 1921, em Lisboa, na sede da Associação dos Empregados de Escritório. Tendo como referências essenciais as lições das grandes lutas e vitórias da classe operária internacional e do desenvolvimento histórico do movimento operário português - e sob o impulso da criação do partido bolchevique, da Revolução de Outubro e dos ensinamentos de Marx, Engels e Lenine -, o PCP nasce num clima marcado por grandes lutas de classe, travadas pelos trabalhadores portugueses.
No Manifesto em que faz a sua apresentação pública, o Partido, através da publicação dos 21 pontos da Internacional Comunista, afirma a sua adesão ao Movimento Comunista Internacional.Logo a seguir é criada a organização das Juventudes Comunistas.A primeira sede do Partido é na Rua do Arco do Marquês do Alegrete e, em pouco tempo, o número de filiados comunistas atinge o milhar.O Partido define, como frente de acção prioritária dos seus militantes, a intervenção nas organizações sindicais com o objectivo de dar uma justa orientação à luta dos trabalhadores e visando a adesão do movimento sindical português à Internacional Sindical Vermelha.Com a fundação do PCP a classe operária portuguesa encontra a sua firme e segura vanguarda.
Texto retirado do livro: 85 Momentos de vida e luta do PCP - Edições Avante!
Por João Filipe Rodrigues em
Quinta-feira, Março 06, 2008


Todo este texto pertence ao cravo de Abril, que, ao contrário de toda a imprensa nacional, não se esqueceu deste importante dia.
Quanto a nós chegamos com um dia de atraso, mas ainda a tempo. Mais vale tarde que nunca...
Quanto à comunicação social e à sua relação com o PCP prometo um post para este fim-de-semana, quando se comemorar uma semana sobre a fantástica manifestação de 50000 pessoas que o partido juntou, mas que ninguém soube porque a imprensa assim não quis...
Votando ou não é de louvar!
Parabéns PCP!

1 comentário:

Fernando Samuel disse...

Aí está um tema de enorme relevância: a relação da comunicação social com o PCP. Como viste o aniversário do PCP passou em branco na comunicação social dominante, tal como já havia acontecido com a aniversário do Avante, etc, etc, etc.
Um abraço