25/05/2008

Faz Hoje 66 Anos - Parabéns



José Mário Branco faz hoje 66 anos!
Devido à grande admiração que tenho por este homem não podia deixar passar a data, como tal, aqui ficam excertos da grande entrevista que ele deu à revista Tabu do semanário sol no dia 25 de Abril deste ano.

- Diz-se que o FMI foi percussor do rap.
"Aquilo é uma espécie de rap, não é? Aliás já falei sobre isso com os MC da Cove da Moura por exemplo." (...) "Estamos a conversar. Eles têm uma conversa interessantíssima. Claro que os temas mais importantes são a pobreza, a descriminação racial, as relações de violência que lhes são impostas, a vida comunitária nos bairros. Outro tema recorrente são os rappers que se vendem: os que, para fazerem um CD, limam as arestas do discurso."

( ... )

"Parto do príncipio de que nós, criadores, atiramos as coisas para humanidade e elas deixam de nos pertencer. E só aceito os direitos de autor porque a sociedade não me dá outra maneira de sobreviver. Em teoria, até sou contra os direitos de autor."

- Como assim?
" O Almada Negreiros dizia que somos uns meninos a brincar no jardim e a dar uns recados que vêm dos deuses ou não sei de onde, e portanto não somos os donos do que inventamos" (...) " A minha relação com a música é uma relação de amantes, não é um matrimónio. A gente encontra-se, junta-se e vai para a cama quando apetece"

( ... )

" A minha relação com a criação é sagrada. Aqui não os deixo meter a mão. Já houve tempos em que íamos ao café, pedíamos um croquete e era metade para cada um porque não havia dinheiro para mais. Trabalhei anos num banco, em transportadoras, seguradoras. O meu salto para a profissionalização na música, no sentido em que ocupo todo o meu tempo a trabalhar em música, levou seis ou sete anos em França. Depois tive a sorte de a coisa me correr bem, no que ajudou a minha polivalência, o facto de ser inventor de canções, intérprete, produtor de discos, arranjador, orquestrador... Fiz Teatro, música, televisão, cinema.

(...)

- E a política?
" Tenho de lhes lembrar ciclicamente: olhem que voçês falam de música porque são políticos, mas eu estou na política porque sou músico, o que é diferente. Tenho de ser livre. (...) "Foi isso também que me levou, no último comício em que falei para o Bloco - antes de me afastar - a dizer: Eu nunca saí de nenhum partido, foram os partidos que saíram de mim. Eu quero sempre o mesmo desde os 13 anos.
- E que é?
" São os nossos valores - a gente a praticar aquilo que pensa, lutar pelo fim do sofrimento humano. Ser de esquerda é não suportar o sofrimento da Humanidade."

(...)

" A questão que se põe é: queremos ou não tentar? Gostamos disto? Se a gente está bem assim, não é preciso mais nada. O meu objectivo de vida, os meus valoresnão são os da bolsa nem os do Belmiro. O amor, a justiça, esses é que são os meus valores. Portanto não posso estar contente com isto. (...) "Espiritualmente a minha consciência está muito inquieta, porque vejo televisão, leio jornais, vou à internet procurar redes de informação alternativas. Isto está horrível. Vou para a cama? 800 mil mortos cívis no Iraque... Caguei, vou dormir na mesma...

( ... )

" Tenho que ter, como dizia o Pessoa, uma grande razão para subir a um palco. Venham cá que eu tenho uma grande coisa para vos dizer. E depois digo o quê? Eu tenho dois amores?

( ... )

" Continuo a sentir que quero ser feliz porra! E isto não é uma primeira pessoa do singular, porque, apesar de muito visceral, é extensível aos outros. As pessoas têm direito à felicidade. Que sentido faz a vida se não for para ser feliz?"

( ... )

" Cristo veio dizer: Esse Deus de que voçês andam a falar há não sei quantos milénios és tu. É do caraças! Ele humanizou a religião. Para uma pessoa com uma visão progressista da vida e do processo histórico humano, isto é lindíssimo. E depois há o lado político e revolucionário de Cristo naquele tempo. Nem me interessa muito saber se é verdade ou mentira. A história é muito bonita.


( ... )


- A ideia que passa é que neste momento será quase um eremita.
" Que ideia! Trabalho com muita gente e tenho muitos amigos. Mas defendo-me intransigentemente da medíocridade, que é das coisas mais agressivas que há."


UMA GRANDE ENTREVISTA!
Mais pequenos excertos já editados aqui.

Sem comentários: