31/05/2008

A Maior Derrotada



Com apenas cerca de 37% dos votos, contra 31% de Pedro Passos Coelho, e quase 30% de Pedro Santana Lopes, só mesmo Patinha Antão se pode sentir tão derrotado como Manuela Ferreira Leite.
MFL apareceu para estas directas como a vencedora incontestável e grande unificadora do partido, tendo ao lado dela as mais altas figuras do partido, bem como o apoio de todos os que ocupam o espaço mediático nacional à direita. Por outro lado tinha opositores do mais fraco que podia encontrar, PPC um pseudo jovem com tudo para provar, que só veio à luta para ganhar espaço para aparecer futuramente e PSL que se candidatou mais por birra que por outra coisa e porque realmente tem esse bichinho de adorar lutas eleitorais, porque hipóteses de ganhar ninguém lhe dava nenhumas e não tenho que explicar aqui porquê.
E não é que no fim desta campanha (muito prejudicial para o PSD) tanto Passos Coelho como Santana iam ganhando? E não é que provaram que mais uns dias de campanha e um deles teria ganho mesmo? E não é que bastava que um dos dois não se tivesse candidatado e Ferreirea Leite teria uma derrota copiosa? Pois é. E agora?
Agora temos Socrates cada vez mais contente, pois só tem que se preocupar com a esquerda. A esquerda cada vez mais forte, porque Socrates só pratica politicas de direita que estão a levar este país para um profundo poço. E o PSD?... Bem O PSD deve estar, e outra vez, cada vez mais preocupado consigo próprio. Se não pensemos. Que grandes argumentos tem MFL para esgrimir contra Socrates depois do que fez como Ministra da Educação e, principalmente, das Finanças? Que profundidade política mostra esta senhora nas entrevistas que dá? Que capacidades tem para debater (até o Patinha deu cabo dela nestes debates)? Que carisma para mobilizar? E mais grave, como vai gerir a partir de agora e durante um ano a bancada parlamentar que não quis assumir? Como vai reagir à maioria partidária que espera agora, silenciosamente ou não, a sua queda? É que não esqueçamos: MFL teve cerca de 37,6% dos votos, mas se isto já mostrava que algo estava mal, pensemos agora na abstenção... 57% dos eleitores do PSD não se sentiram mobilizados a ir votar em nenhum dos quatro candidatos que foram a votos (Patinha teve duzentos e tal votos).

Assim é: tudo cada vez menos claro neste PSD...

1 comentário:

Anónimo disse...

Nuno Góis: Obrigado pela sua justa e livre solidariedadwe contra os esbirros fascistas que atacam o 2+2=5! Um abraço FAR