02/02/2008

Cada vez mais analfabetos...

Um destes dias a ver o absolutamente soberbo "The Assassination of Jesse James by The Coward Robert Ford" e totalmente absorto por toda aquela cadência hipnótica de acção, começo a ouvir atrás de mim um barulhinho de converseta de telemóvel. A sala meio vazia, eu na quarta fila, o som no tom certo, um ecrã imenso à minha frente, tudo a parecer rolar na perfeição para no momento culminante do assassínio de Jesse James surgir um estafermo qualquer a desatar a falar ao telemóvel. Impassível perante todos os protestos. Mantendo calmamente a sua conversa acesa. Como se nada fosse. Vale a pena dizer que não voltei a ver o filme da mesma forma. Que muita da magia acabou ali mesmo. Que a idiotia exterior desta gente atrasada entrou de vez na engrenagem do (meu) filme, danificando-o irremediavelmente.
Depois de na semana anterior ter acontecido o mesmo em "Eastern Promises" - se bem que numa fila bem atrás e com uma rapariga desculpando-se em voz alta, dizendo que "estou a ver um filme" - parece-me que se está a tornar um comportamento frequente nas nossas salas de cinema. Com esta gente que já nem sabe respeitar. Deste povo, cada vez mais analfabeto.

2 comentários:

Anónimo disse...

Esse tipo de gente devia estar sujeita a multa e interdição de frequência nas salas de cinema. Não há paciência. E as pipocas??? Pelo nariz acima ainda era pouco.

RJ disse...

É em todo o lado, no cinema, no teatro, nos espetáculos de música.

Em alguns países as pessoas são convidadas a sair quando isso acontece. Há um caso de um artista que, a meio de um espetáculo, "expulsou" uma dessas personagens.

Quando fui ver o filme dos Simpsons havia 2 crianças a brincar na parte de baixo da sala de cinema. Pior só mesmo nos restaurantes.

E essa das pessoas a ruminar pipocas ainda é pior (fora o cheiro enjoativo). Qualquer dia exijo entrar no cinema com uma sopa da pedra, umas fatias de pizza e um fino, para ver o que me dizem...