10/02/2008

Com muita AL-Ma


A trabalhar no algarve, onde estou neste momento com a A.C.T.A. (A Companhia de Teatro do Algarve), é para mim, e concerteza, para os algarvios uma grande tristeza ver o deserto cultural que é, ou em que se encontra esta região. Não falo aqui do imenso e meritório trabalho da A.C.T.A. , mas permitam-me que sobre este não me debruce, pois não gosto de ser juiz de causa própria. Por outro lado uma companhia teatral nunca pode ser suficiente para toda uma região. É preciso mais, em qualidade e quantidade, só assim se pode crescer cada vez mais, através da competitividade saudável,bem como de um público cada vez mais preparado e habilitado.
Neste momento são duas as companhias profissionais em toda a região, o que não deixa de ser um avanço tendo em conta que há apenas onze anos não existia nenhuma estrutura profissional de teatro em toda a região.
Há ainda a orquestra do Algarve, umas quantas galerias de Arte e um grande e meritório esforço de alguns grupos de teatro amadores que resistem, mas como é evidente não podem suprimir nem em qualidade nem em quantidade as carências culturais da Região.
Há também salas de Teatro que de vez em quando apresentam espectáculos de companhias de outras partes do país, sendo que a maioria se apresenta aqui em Faro (no Teatro Lethes ou no mais recente Teatro das Figuras).
E para concluir umas poucas salas de cinema (a maioria em Faro)sendo quase todas Lusomundo...

De certeza que do aqui exposto deve haver algumas lacunas, pois só estou aqui a viver há um mês e meio, mas no plano geral não estarei muito longe da realidade. Sendo que em relação ao teatro sei o que digo.
Daí escrever este post, pois foi com grande agrado que fiquei a saber que começou na Quinta-feira em Tavira mais um Festival de teatro organizado pelo outro grupo profissional aqui do Algarve. Um grupo com sede em Tavira que tem feito um grande e meritório esforço para que o Algarve cresça culturalmente. Trata-se da companhia AL-MaSRAH TEATRO que organiza mais um festival "teatro no inverno"...
A programação está no seu site.

Bons espectáculos, filmes, oficinas e melhores conversas...

Sem comentários: